Performance na escola: desafios e experiências do ensino de arte na Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (2019a)

 

https://www.apecv.pt/invisibilidades-12 (pág. 72)

 

Bala Perdida: O Genocídio da Juventude Negra (2018)

http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-atencao-basica-e-educacao-na-saude/equidade-etnicorracial-no-sus-web (pág.52)

Artigos Publicados Online

01/

A transmissão de áudio em área restrita pode ser explorada para a educação, arte e entretenimento, trazendo possibilidades diversas, principalmente entre os jovens, que hoje utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) cotidianamente. Uma dessas tecnologias é o Raspberry Pi, um minicomputador de baixo custo e pequeno formato, criado no Laboratório de Informática da Universidade de Cambridge para promover o ensino de programação. Ao ser programado para tal, o RPi é capaz de transmitir áudio via ondas de rádio FM para aparelhos portáteis, como smartphonese tablets.Esta característica motivou a presente pesquisa na qual foi desenvolvido um protótipo de Tecnologia Assistiva, baseado em tecnologia livre, com baixo custo, que pode contribuir na promoção da inclusão de estudantes com Deficiência Visualem turmas formadas majoritariamente por videntes a partir da transmissão de audiodescrição durante atividades baseadas em audiovisual. A metodologia incluiu pesquisa exploratória numa perspectiva qualitativa envolvendo desenvolvimento de software, planejamentoe projeto, testes e experimentos com o protótipo em contexto real de uso. Pode-se apontar como dois os principais resultados da pesquisa: (1) o protótipo, que está funcional -tem sido usado para a realização de performancesartísticas baseadas na transmissão de áudio via ondas de rádio FM –e pode ser replicado facilmente a partir de um manual técnico; e (2) as evidências de que tal ferramenta é viável e pode promover a inclusão de estudantes com deficiência visual. Cabe apontar que o protótipoainda necessita de algumas melhorias em relação ao seu design, mas já pode ser utilizada no contexto pedagógico. Por fim, pode-se afirmar que esta pesquisa originou uma nova tecnologia educacional, inclusiva, multifuncional, baseada nafilosofia do software livre e de baixo custo.

 

Palavras-chave: Gambiarra; Filosofia Livre; Transmissão FM; Educação Inclusiva.

02/

QUAIS SÃO OS ENCONTROS POSSÍVEIS ENTRE UM ARTISTA NEGRO E O CAMPO DA EDUCAÇÃO? (2019c)

https://www.ufrgs.br/arteversa/?p=2286 

Mantenha seus visitantes informados. Quer personalizar esse conteúdo? Precisa apenas adicionar suas imagens, texto e links ou conectar aos dados da sua coleção.

03/

Novidade! Clique aqui para editar o texto

Mantenha seus visitantes informados. Quer personalizar esse conteúdo? Precisa apenas adicionar suas imagens, texto e links ou conectar aos dados da sua coleção.

04/

Em alta! Conecte dados da sua coleção

Mantenha seus visitantes informados. Quer personalizar esse conteúdo? Precisa apenas adicionar suas imagens, texto e links ou conectar aos dados da sua coleção.

© 2015 by ESTÊVÃO DA FONTOURA. Made with Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • SoundCloud Social Icon