CAPA_Facebook_LOGOS_ALTA.png

Desobeciência: arte e ciência no tempo presente é um projeto que resulta na segunda exposição individual do artista-professor Estêvão da Fontoura, formada por cinco eixos: (1) Previsões do Futuro, (2) Distorções do Tempo, (3) Videolivros, (4) Videodesenhos e (5) Obras-experimento. Conceitos científicos e teorias filosóficas, associados a elementos da física são o pano de fundo e emprestam certo verniz de ciência a experimentações artísticas que exploram a percepção coletiva de tempo e espaço.

DSC_0150.JPG

Desobeciência – arte e ciência no tempo presente apresentará, dentre as dezessete obras expostas, duas obras-experimento, trabalhos que serão o resultado de gambiarras tecnológicas e oficinas com jovens estudantes de escola pública. Uma destas obras-experimento está em fase de produção e deve estar operante na próxima quinta-feira (02/09) quando ocorrerá a primeira de quatro oficinas onde estudantes do ensino médio serão provocadas e provocados a propor o conteúdo para frases luminosas que flutuarão no ar. Para isso, a obra “L.E.D. – Luzes em Experimentos Dialógicos” será montada sobre um ventilador adaptado, onde oito LEDs alinhadas verticalmente, controladas por uma placa Arduino Nano, piscarão em sincronia com as Rotações Por Minuto (RPM) para formar, a partir do fenômeno da Persistência da Visão (POV), as frases propostas pelas/pelos participantes das oficinas. Quais palavras nossas jovens jogarão aos ventos?

 

A obra é uma parceria do artista Estêvão da Fontoura com o Sociólogo Joel Grigolo, ambos membros do Hackerspace Matehackers.

QR_CODE_ESTEVAO.png

Estêvão da Fontoura, Joel Grigolo, Lucas Zawacki e Alexandre Silveira

Rádio Pirata Gambiarrafa FM, 2021

Vídeo Digital

03'26''

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

1920 x 1080 pixels (Full HD)