top of page
ALIANCA_FRANCESA.jpg

5º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea - 2021
Jan 18, 2022

Et voilà ! É com muita satisfação que anunciamos os três primeiros lugares da 5ª edição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea.

1º lugar: Pamela Zorn
2º lugar: Oendu Mendonça
3º lugar: Estêvão da Fontoura

Félicitations aos vencedores e o nosso agradecimento aos/às demais finalistas e todos/as que se inscreveram na premiação.

Agradecemos também ao Júri: Adriana Boff, Daniela Labra, Luísa Kiefer, Marina Câmara e Mélanie Le Bihan e ao Centre Indermondes, La Rochelle.

🇫🇷 O primeiro lugar será premiado com uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes (@centre_intermondes), em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos, um prêmio em dinheiro, além de uma bolsa de estudos na Aliança Francesa Porto Alegre de um semestre. O segundo e o terceiro lugar também serão premiados com bolsas de estudo na Aliança Francesa Porto Alegre.

Projeto "Desobeciência - arte e ciência no tempo presente" foi um dos contemplados em edital da Secretaria da Cultura do Estado

May 19, 2020

O artista Estêvão da Fontoura foi contemplado no Edital SEDAC 12/2019 – FAC Movimento, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o projeto "Desobeciência - arte e ciência no tempo presente", publicado no Diário Oficial do Estado no dia 19 de maio de 2020.

Desde a publicação da Teoria da Relatividade Especial e Geral, de Albert Einstein, em 1905, que o tempo não é mais o mesmo. Nossa visão sobre ele certamente também vem sofrendo mudanças ao longo das décadas, à medida que avançam as ciências e as tecnologias que cada vez mais povoam nosso dia-a-dia. É parte deste processo também a invenção da câmera fotográfica e o aperfeiçoamento de seus processos, que levaram ao surgimento do cinema no final do século XIX. O cinema é a mais perfeita mídia para se experimentar as possibilidades distintas de percepção do tempo, visto que ele mesmo é uma ilusão da nossa percepção.

Partindo desses pressupostos apresento o presente projeto que propõe uma pesquisa sobre o tempo e o espaço, sua relatividade e sua relação com os suportes artísticos, que resulte em diversos trabalhos que explicitem as ilusões contemporâneas sobre o tempo-espaço, sobre a arte e sobre a sociedade.

O projeto consiste na criação de quatro (04) séries de trabalhos e duas oficinas que resultarão em “obras-experimento”, totalizando catorze (14) obras:

  1. Previsões do futuro

  2. Distorções do tempo

  3. Videolivros

  4. Videodesenhos

  5. Rádio Pirata Gambiarrafa FM (Oficina + obra-experimento)

  6. L.E.D. – Luzes em Experimentos Dialógicos (Oficina + obra-experimento)

Estêvão da Fontoura é um dos contemplados no edital "Jogue Limpo com a Cultura"

February 04, 2020

Cultura de Osório divulga projetos contemplados: na categoria Artes Visuais, o artista Estêvão da Fontoura é um dos contemplados com o projeto de exposição "Fora da Gaiola – tensionamentos da paisagem sonora".

BIENAL 12 - Programa Educativo - Território Kehinde

October 31, 2019

Programa Educativo - Território Kehinde

Cinco encontros realizados nos meses de outubro e novembro com espaços de debate e troca de conhecimento sobre arte, cultura, educação e femininos.

Em Porto Alegre, no dia 31 de outubro, no CHC Santa Casa, o artista e professor Estêvão da Fontoura participou da mesa

"A sala de aula como espaço de criação e sabotagem", ao lado da professora e pesquisadora Carmen Capra.

Exposição Coletiva "Dias de Vênus"

December 07, 2018

Matéria sobre a exposição coletiva "Dias de Vênus", a realizar-se na Casa Baka, de 07 de dezembro de 2018 a 30 de janeiro de 2019, no site do jornalista Roger Lerina. A curadoria fica a cargo de um coletivo curatorial coordenado por Ana Albani e composto por Ana Brasil, Ayeza Haas, Caroline Lütckmeier, Cris Cardoso, Daniele Lavall, Emmanuel Rambo dos Santos, Fabian Carvajal, Karina Nery, Melina Ribeiro, Monique Maccari, Pâmela Zorn e Vtória de Oliveira.

Mostra Coletiva do 2º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

August 02, 2018

"Nesta quinta (2/8), às 19h, será realizada a inauguração da Mostra Coletiva do 2º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. A exposição acontece no Porão do Paço da Prefeitura Municipal. Na ocasião, serão anunciados os três vencedores da premiação, que tem como missão estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, dando apoio e incentivo para artistas em início de carreira."

Pinacoteca Aldo Locatelli recebe três novas exposições a partir desta quinta

August 02, 2018

Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...

Mostra coletiva apresenta os 10 selecionados do Prêmio AF de Arte Contemporânea

"Na quinta-feira, 2 de agosto, às 19h, acontece a inauguração da Mostra Coletiva do 2º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. A exposição ocorre no Porão do Paço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10). Na ocasião, serão anunciados os três vencedores da premiação, que tem como missão estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, dando apoio e incentivo para artistas em início de carreira."

Exposições: URBAN 18

July 18, 2018

"No mês de julho, o Kreativquartier de Munique, na Alemanha, realiza o festival de arte e cultura Urban 18, com exposições, workshops, shows musicais, ateliês abertos e workshops.

 

No dia 18 de julho, será aberta a exposição “DruckAusgleich”, que reúne 50 artistas jovens. As obras apresentadas usam as mais diversas técnicas – pintura, gravura, escultura, instalação, vídeo e foto – e são respostas a proposta de pensar sobre a alta e profunda pressão em que se vive nos dias atuais e na possibilidade de equilíbrio, tanto em termos pessoais quanto em termos planetários.

 

Os brasileiros Estêvão da Fontoura e Eduardo Figueiredo de Souza são os convidados especiais da mostra. Eduardo apresentará um trabalho em fotografia e Estevão fará a performance sonora “RaDIY FM”."

Terceira edição da Noite dos Museus agita Porto Alegre

May 19, 2018

Museu Joaquim Francisco do Livramento – Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Exposições em cartaz: Fragmentos de uma história de todos nós – Com curadoria de Ceres Storchi, narra a história do mais antigo hospital do Estado, e inclui recursos comunicacionais para pessoas com deficiência visual e auditiva. Área Cinza – Artista e curadoria: Ricardo Fonseca – A expressão “área cinza” ou “zona cinzenta” refere-se à um contexto de incertezas e nebulosidade quanto aos seus reais sentidos. Série de desenhos que adota um processo construtivo híbrido, resultando em amálgamas de linguagens figurativas e abstratas. Arte Negra Parede Branca – Com curadoria de Ana Albani de Carvalho.  Interessado pelas palavras e seus significados, Estevão da Fontoura pesquisa as relações entre os nomes das coisas, sua função e seu significado, tensionando as relações de poder e as práticas sociais que sustentam a existência destes significados.

Exposições: Arte Negra Parede Branca

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa apresenta a exposição Arte Negra Parede Branca, individual do artista e professor Estêvão da Fontoura. Os trabalhos apresentados apostam na conexão entre arte e política pelo viés crítico da ironia e do humor.

1 / 2

Please reload

bottom of page